tapestes

A professora e mestranda do curso de Letras da Uniritter, Andrea Denise de Camargo, propôs um desafio aos seus alunos do sexto ano do Colégio Sagrado, da cidade de São Leopoldo. A atividade buscava valorizar a importância da contação de histórias para a criação do imaginário do aluno, da formação da percepção crítica e da valorização da cultura. Andrea conversou com a gente e contou como foi o trabalho com seus alunos:

“Inicialmente, assistimos a alguns episódios do programa “O causo do dia, no canal Cultura. Os causos são “histórias do interior” contadas com muito bom humor pelo apresentador Rolando Boldrin. Os alunos adoraram o programa, as histórias contadas e a performance do apresentador, reproduzindo as histórias contadas durante as aulas seguintes e imitando “o jeito” do apresentador.
A etapa seguinte foi assistir aos vídeos do grupo teatral “Os tapetes contadores de histórias”, que desde 1998 produz espetáculos, sessões de histórias e oficinas que envolvem oralidade, artes visuais e teatro, fazendo de uso de tapetes que se tornam cenários para suas performances.
Para finalizar, confeccionamos tapetes que contaram um pouquinho da história dos alunos com suas famílias. A participação da família na confecção dos tapetes foi fundamental, o que enriqueceu os trabalhos. Os alunos puderam contar aos colegas a história de confecção dos tapetes, que também estão sendo utilizados nas aulas para atividades que envolvem contação de histórias.”

Andrea Denise de Camargo
Professora de Língua Portuguesa e Inglesa

Anúncios