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1 Dados de identificação
Endereço: Rua Del Ely Corrêa Prado, 915 Mário Quintana Cidade: Porto Alegre / RS
Número de alunos: cerca de 1.700 alunos
Número de professores: 48 professores
Turnos: Manhã, tarde e noite
Biblioteca: Horário integral
Responsável: Prof. Rosane Oliveira

Objetivos Gerais:– Conhecer, respeitar e aceitar as diversidades no contexto escolar;
– Refletir sobre a discriminação e a violência sofridas em função das diferenças;
– Criar espaço para a conscientização visando exercício de cidadania, através da prática do respeito à diversidade, no espaço escolar.
– Incentivar a pratica da leitura como ferramenta em prol da diversidade escolar.

Objetivos Específicos:
– Compreender as diversidades, tais como: (cor, raça, sexo, deficiências, religião, velhice, etc.).
– Relacionar e construir os diferentes conceitos;
– Analisar, identificar e repensar situações de discriminação e violência em relação às diferentes pessoas, buscando alternativas;
– Desenvolver atitudes de compreensão, respeito e valorização das diversidades, a fim de criar condições para uma melhor convivência escolar.
– Aplicar os conhecimentos obtidos com a leitura na vida escolar.

4 Cronograma
Todas as etapas de trabalho deverão ser realizadas durante as aulas sendo o tempo previsto de JUN/2012 a Dez./2012.

5 Público Alvo Alunos do CATE e do Ensino Fundamental.

6 Justificativa:
A construção de uma sociedade totalmente sem violência é impossível.
A história mostra que as sociedades humanas sempre conviveram com algum tipo de violência. Para viver em uma sociedade totalmente sem violência, teríamos de pensar numa mudança radical e global em nossas vidas.
Não se trata de estabelecer limites entre o que é certo e o que é errado, mas, sim, de garantir direitos individuais. Numa sociedade de homens livres, torna-se difícil, para não dizer impossível, controlar comportamentos individuais.
Esses argumentos mostram que é mais eficiente e ético, trabalhar no campo da prevenção para reduzir os danos causados pela violência, seja ela qual for..
A partir deste projeto, as pessoas poderão tomar decisões conscientes e bem fundamentadas sobre o controle da violência, aceitando as diversidades no contexto escolar.

7Conteúdos– Sexualidade, Homossexualidade, Homofobia;
– Preconceito, discriminação e violência contra os negros, mulheres, deficientes, idosos, etc.);
– Bullying;
– Drogas.

8 Atividades a serem desenvolvidas – etapas de trabalhoa) Sensibilização (comunidade escolar) e envolvimento com outros educadores.
O primeiro passo é trabalhar com a (s) turma (s) visando o entendimento da necessidade de entender as diversidades. Utilizaremos para isso um filme (escolher FUNDAMENTAL) e a leitura do livro “Eles que não se amavam”, visando uma reflexão inicial sobre o tema escolhido.
Algumas situações escolares (reais ou fictícias) seriam colocadas para que os alunos possam refletir sobre as diversidades em geral.
b) O que queremos saber (perguntas/hipóteses): Pergunta desafiadora: “Como contribuir para uma sociedade consciente em relação às diferenças”?
Hipóteses: Ao longo do processo de desenvolvimento do projeto os alunos formularão várias hipóteses, que deverão ser confrontadas com pesquisa (livros, revistas, Internet, etc.), entrevista, dados estatísticos, etc.
c) Onde? Como? Na escola, a pesquisa de informações poderia ser feita através de livros, Internet, apostilas, filmes, palestras, etc.
O produto final deverá ser a ação desenvolvida pelos alunos (interna e/ou externa): campanha, folhetos, música, etc.

ATIVIDADES PROPOSTAS
CRONOGRAMA ATIVIDADES PARTICIPANTES REGISTRO
Semana 1 Planejamento
Sensibilização: Filme (escolher)
Leitura livro “Eles que não se amavam” Professora/alunos Filmagem, cartazes
Criação de um
Blog
Semana 2 Dinâmicas Professora/alunos Filmagem
Produção escrita
Semana 3 Leituras diversos materiais Professora/alunos Produção escrita

Semana 4
Semana 5 Pesquisa na Escola Professora/alunos Entrevistas, fotos, etc.
Semana 6 Levantamento ações Professora/alunos Organização material
Semana 7 Descrição das ações Professora/alunos Relatório escrito
Semana 8 Prática ações Professora/alunos Filmagem, murais, etc.
Semana 9 Avaliação Projeto/Encerramento Comunidade Escolar Apresentação Escola

Avaliação – Será dividida em duas partes:
a) primeira: Auto-avaliação (o aluno identificará os novos conhecimentos adquiridos, a modificação de suas atitudes, o que aprendeu com o projeto, como pretende dar continuidade ao processo de conscientização sobre as diversidades escolares).
b) segunda: a professora avaliará como o projeto serviu para melhorar a convivência escolar entre os alunos.

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