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DIA DA LEITURA

 

1 Dados de identificação
Instituição: Escola Estadual de Ensino Estadual Maria José Mabilde
Responsáveis: Professores do CAT e das séries finais do Ensino Fundamental
Público Alvo: todos os alunos da escola, professores e equipe pedagógica.
Turmas: do 1º ano ao 6º ano e da 6ª série a 8ª série.

2 Justificativa

 Tu, livro despretensioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-lo esquecer as horas, os companheiros, a merenda… Tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.  (Cecília Meireles).

O presente Projeto surgiu da reflexão feita a partir das palestras da Sexta-feira do Professor no UniRitter, em sua 8ª. edição, que tem como objetivo oferecer formação continuada a mediadores de processos de leitura e de escrita, como parte do Projeto Trilhando o caminhos da Leitura e Escrita,  parceria entre o Curso de Letras do UniRitter e a 1ª Coordenadoria de Educação da SE do RS. O ato de ler, tão importante e necessário à aquisição do conhecimento, infelizmente, não faz parte da realidade cotidiana da vida de nossos alunos, que vêm se afastando, cada vez mais, da leitura de livros. O apelo forte e acessível da televisão, do videogame, das redes sociais, do celular, entre outros, tem ocasionado pouco interesse pela leitura e, por conseguinte, interferindo nas práticas pedagógicas escolares. Dificuldades de interpretação dos enunciados das questões nas provas, da compreensão das temáticas dos textos, vocabulário precário, reduzido e informal, erros ortográficos, poucas produções de textos significativas e conhecimento restrito sobre os conteúdos escolares são consequências da falta de leitura. No processo ensino-aprendizagem a leitura é de suma importância, na medida em que lendo, o aluno adquire conhecimento e consegue pesquisar, resumir, identificar, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Estimulando a leitura, estaremos ampliando a aprendizagem e leitura de mundo. Cabe à escola enquanto local de desenvolvimento cognitivo resgatar o valor e o prazer pela leitura, requisito básico para emancipação social e promoção da cidadania.

3 Objetivos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso a diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar o processo de compreensão;
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo, através da leitura, a oportunidade de alargamento de conhecimentos;
Despertar idéias para formulação de textos a serem encenados e dramatizados.

4 Metodologia: Plano de Ação
Promover na escola “O DIA DA LEITURA”, através de algumas ações motivacionais sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura será pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
Os alunos serão incentivados a trazer material de seu interesse para leitura neste dia. Os professores poderão oferecer aos alunos gêneros textuais de leitura variados, como poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, fábulas, artigos informativos e outros e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com escritores visando a uma maior conscientização sobre a importância da leitura. Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de artes, ilustrações de frases e textos para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.

Sugestões de trabalhos complementares:
Seminários de leitura,
Passaporte de leitura,
Correio escolar.

4 Recursos
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos,
Cartolina, papel sulfite, pincel atômico, fitas de vídeo, pesquisa na internet.

5. Cronograma
O Projeto de Leitura acontecerá durante o segundo semestre do ano letivo de 2012, sendo uma aula de leitura semanal com cronograma sequencial, para atingir todas as disciplinas.

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